Você que está iniciando um novo negócio, já deve saber que, criar um bom nome para sua marca é uma tarefa muito importante.
A criação de nomes para marcas – naming – é também uma das tarefas mais difíceis e apaixonantes no processo de construção da marca, pois envolve muitos aspectos técnicos e emocionais.
Experiência
Muitos empreendedores chegam até a Ópera com o nome de sua marca já definido – na maioria das vezes de forma intuitiva – e nestes vários anos de trabalho tivemos muitas oportunidades de atuar de forma decisiva na construção de marcas, contribuindo com opiniões sobre os nomes que o cliente já tinha definido e aprimorando os conceitos que ele queria externar com a sua marca.
A Ópera também teve o privilégio de criar nomes para marcas como Ruvora, LevBag, Limealla, Ziwix, JoyCode, entre outros.
Quando você mesmo se dispõe a criar o nome de sua marca, é indicado que faça uma verificação prévia sobre a disponibilidade deste nome junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), que é soberano no Brasil no que tange ao registro de marcas, além de observar aspectos como disponibilidade para um registro de domínio na internet, facilidade de pronúncia, significado em outros idiomas, pesquisa de similaridade, entre outros.
Caso esses cuidados não sejam tomados, existe o risco de ver todo o esforço de divulgação e investimento na solidificação da marca ir por água abaixo.
É importante que você saiba que registros em Juntas Comerciais Regionais não se sobrepõem ao registro da marca no INPI e também é preciso saber a diferença entre Marca, Logotipo e Razão Social. Estes são assuntos que abordaremos em artigos futuros.
MAS POR QUE CRIAR UM NOME PARA MINHA MARCA É DIFÍCIL?
Porque certamente o nome preferido por você já está registrado por outra empresa, ou não tem um domínio disponível na internet.
Porque o nome da marca deve ir de encontro aos anseios do seu cliente, e não de encontro aos seus.
Porque algumas palavras e expressões sugeridas e que lhe agradam podem ter significados totalmente diferentes e até ofensivos em outras línguas e culturas.
Porque um nome, mesmo que bom, nunca agradará a todos.
Porque existem metodologias e conhecimentos específicos para a obtenção de boas sugestões de nome. Um exemplo de metodologia, é a categorização dos estilos de criação de nomes para marcas em nomes abstratos (Google), nomes evocativos (Nike) e nomes descritivos (Banco do Brasil), que se abrem para outra série de métodos para obtenção de sugestões.
destes pontos, é preciso saber a diferença entre Marca, Logotipo e Razão Social. Mas estes são assuntos que abordaremos em artigos futuros.
9 DICAS PARA CRIAR O NOME IDEAL DA SUA MARCA
1 O nome deve ser curto
2 Fácil de se pronunciar
3 Fácil de ser escrito
4 Fácil de se memorizar
5 Deve ser sugestivo
6 Deve ser verdadeiro quanto ao que representa e vende
7 Deve de ser lícito (permitido por lei)
8 Deve estar disponível para registro
9 Deve poder ser pronunciado internacionalmente
CONTE COM A ÓPERA
Estas são algumas colocações sobre os aspectos da “arte” de criar nomes para você que quer se aventurar nesta tarefa maravilhosa.
E se você prefere delegar essa função difícil e ao mesmo tempo apaixonante a Ópera, entre em contato! Teremos o máximo prazer em estar ao seu lado nesta etapa tão importante de seu empreendimento.