Marca Registrada
28/08/2017
Identidade Visual
06/09/2017
 


O mercado está fervilhando de estúdios, escritórios de design e profissionais que criam Logotipos. Em meio a toda essa vastidão de ofertas, muitos empreendedores acabam sucumbindo e delegando a tarefa única de criar o logotipo de sua empresa a quem tem preço menor.

Não quero dizer com estas poucas linhas aí em cima, que não existe a possibilidade de obter um bom trabalho por custos relativamente baixos. Somos testemunhas de que é sim, possível juntar preço e qualidade e oferece-los ao cliente. Apenas, afirmamos que não existe “mágica”. O preço acompanha a qualidade, ou seja, baixando-se o custo, alguma área ou fase do processo é afetada, seja no Atendimento, na Criação ou no Planejamento.


O ATENDIMENTO COMEÇA AQUI

A Ópera recebe todos os dias pedidos de orçamento para o desenvolvimento ou modernização de Logotipos, ou modernização de um logo já existente. Enviamos sempre prontamente uma apresentação com custos, prazos e condições de pagamento ao solicitante. Para a Ópera, o atendimento se inicia nesta solicitação de orçamento, e – na maioria dos casos – se estende até o respaldo ao cliente mesmo depois de termos entregue as artes que foram contratadas. Por isso,  sempre entramos em contatocom as pessoas que fizeram a solicitação do orçamento, para verificarmos se existe alguma dúvida, algo que possamos fazer para viabilizar o projeto e para nos colocarmos à inteira disposição para esclarecer qualquer dúvida eventual.

O RETORNO DO REI

Uma boa parcela dos contatos responde a nossos e-mails e nos informa que obteve preços melhores, e que portanto delegará a outro profissional o desenvolvimento do Logotipo. Uma outra parte, depois de analisar e comparar nossos custos (e nosso portfólio) com os de outras empresas e profissionais, nos dá o privilégio do desenvolvimento (esse é o Rei). Uma mínima parcela dos contatos, sequer se digna a nos responder, ou mesmo agradecer pela presteza no atendimento. Geralmente, esta terceira parte que nunca mais nos retorna o contato é composta por concorrentes, estudantes ou empreendedores que estão ocupados demais para nos responder.

O CUSTO E O BENEFÍCIO

Ao levar em conta apenas o custo e desprezar itens como atendimento, entendimento, prazos e principalmente o portfólio da empresa que fará o desenvolvimento do seu Logotipo, o empreendedor está se arriscando. Corre o risco de ter como símbolo gráfico de sua empresa um Logotipo que não represente sua filosofia de trabalho, ou de produto. E também se arrisca a ter que buscar (e pagar) um profissional para “corrigir” o seu Logo, por vários fatores, como aplicabilidade por exemplo.

Os Códigos da Ópera
A Ópera pratica preços compatíveis com a qualidade dos serviços que se propõe a executar. Para atender a clientes de vários portes, o escritório trabalha com Códigos de Preço. Os custos e prazos de entrega apresentados nestes Códigos são fruto da experiência de anos no desenvolvimento de Logotipos. Por mais exclusivo e único que seja cada Cliente, cada Atendimento e cada Criação, sabemos quanto tempo necessitamos para entender o negócio do cliente, temos os meios para captar suas expectativas e preferências e principalmente, sabemos como apresentar nossas ideias, pois já fizemos isso inúmeras vezes.

10 COISAS A SE ESPERAR DE UM PROFISSIONAL, ESTÚDIO OU ESCRITÓRIO QUE VAI DESENVOLVER OU MODERNIZAR O SEU LOGOTIPO.


1) Atendimento tão bom quanto a criação
Além de ser uma parte essencial do processo, o Atendimento é o nome da função (cargo) de um profissional tão importante quanto o profissional de criação ou planejamento. O profissional de Atendimento faz a ponte entre o cliente e a criação. Levando entendimento do negócio e da filosofia do cliente à criação e apresentando as soluções vindas da criação ao cliente.
2) Entendimento total do negócio do cliente
O escritório ou profissional que vai fazer o desenvolvimento do Logotipo de sua empresa, produto ou evento deve conhecer profundamente as expectativas, preferências e o direcionamento do negócio do cliente.
3) Qualidade de criação
Ter profissionais criativos trabalhando para a sua Marca é sempre bom. Porém, criatividade sem conhecimento técnico não leva muito longe. O profissional que desenvolve Logotipos deve ter conhecimentos de vários aspectos técnicos além de estéticos.
4) Preços compatíveis com a qualidade de seus serviços
Apresentar preços competitivos e coerentes é tão importante quanto ter um portfólio de qualidade. Lembrando sempre, que não existe mágica. O preço acompanha a qualidade, ou seja, baixando-se o custo, alguma área ou fase do processo é afetada, seja no Atendimento, na Criação ou no Planejamento.
5) Clareza nos procedimentos
É muito importante que o cliente tenha total visão e entendimento de todas as fases do processo de Criação ou Modernização de seu Logotipo. Desde a Proposta Comercial até a entrega das Artes Originais, passando pelo Briefing, Apresentação de Propostas, Aprovação, Finalização.
6) Política bem definida de Prazos
Atender prazos as vezes se torna mais difícil do que promete-los. A criação ou modernização de Logotipos exige um bom investimento de tempo. Este tempo é previsível, mas as vezes acontecem imprevistos. Informar ao cliente sobre qualquer eventualidade que resulte em atrasos é tão importante quanto atender aos prazos informados inicialmente.
7) Um bom mecanismo para captar o Briefing
A captação do briefing é o segredo dos bons profissionais e dos bons escritórios. Nada adianta encher o cliente de perguntas sem propósito e não obter as respostas ou impressões necessárias ao bom entendimento do negócio.
8) Um ótimo sistema de apresentação
Apresentar as propostas de forma profissional é de suma importância. O cliente tem que ter a visão de como seu Logotipo vai se comportar, para poder optar por uma ou outra proposta apresentada.
9) Procedimento de Entrega definidos
A forma como o “produto” final lhe será entregue é muito importante. Hoje em dia, pela abrangência de atuação que a Internet nos propicia os Originais do Logotipo são enviados através de Links para Download. É importante saber como o material lhe será disponibilizado, se via Download (via Internet), em Mídia (CD via Correios), se pessoalmente em reunião, etc.
10) Respaldo ao Cliente
Após entregar as Artes Originais ao cliente, o profissional deve estar à disposição para atender a solicitações do mesmo que digam respeito à utilização destas Artes. Nos casos em que não é contratado o desenvolvimento do Manual de Estilo do Logotipo, o cliente pode ter dúvidas sobre qual das versões é a melhor para ser utilizada em determinada peça. Esta “consultoria” deve ser dada pelo profissional até mesmo para manter íntegra a sua criação.

SEJA O REI, OU A RAINHA

Se você quer um Logotipo profissional para sua empresa, produto ou evento, consulte a Ópera. São 16 anos de experiência à sua disposição.
Comece com Boas Ideias! Comece com a Ópera.
Até mais!