O Melhor Logotipo
23/08/2017
Naming
28/08/2017

Quando você está pensando em abrir um negócio próprio, um dos itens de extrema importância e portanto, que não deve faltar em seu planejamento, é o logotipo de sua empresa.

MAS PORQUE UM LOGOTIPO É IMPORTANTE?

É simples. Porque ele é imprescindível para a fixação da sua marca na mente do consumidor, que vai memoriza-la através de sua aparência visual.
Assim, o logotipo passa a representar visualmente a identidade da empresa ou do produto e é rapidamente associado ao nome da sua merca.

Você deve destinar um cuidado especial com o logotipo do seu negócio, produto ou evento, afinal de contas, ele representará graficamente toda a filosofia da sua marca, transmitindo valores como qualidade, agilidade, transparência, praticidade, inovação entre outros.

A ÓPERA

Em muitos anos de trabalho tivemos a honra de criar e modernizar muitos logotipos. Até hoje, desenvolvemos cerca de 500 logotipos. Uma média de dois logotipos por mês.
E olha que este é um número elevado perante todo o cuidado que destinamos a criar ou modernizar logotipos.
A Ópera Criativa, ao contrário de empresas que com o mesmo tempo de mercado já desenvolveram milhares de logotipos, faz um trabalho personalizado, preocupando-se tanto com os aspectos artísticos quanto com os aspectos técnicos do logotipo.
Para chegar a resultados que atendam totalmente as necessidades do cliente e em muitos casos superam suas expectativas, a Ópera utiliza um questionário de obtenção de briefing para captar boa parte das nuances do negócio do cliente. A partir daí – com o Briefing em mãos – o trabalho de volta para pesquisa, estudos, triagens, apresentação, adequações (quando necessárias), finalização e entrega dos originais ao cliente que invariavelmente conta com a Ópera para o desenvolvimento de outros projetos ou mesmo consultoria.

FICANDO PARA TRÁS

Infelizmente, mesmo com a presença no mercado de empresas especializadas na criação de logotipos como a Ópera, existem casos de nítida negligência quanto ao símbolo máximo da empresa.
São empresas cujos logotipos são irreproduzíveis, de estética duvidosa e que não transmitem conceito algum. Empresas que possuem um excelente produto, um bom atendimento, mas que não dão o devido valor à representação gráfica da sua marca.
Na maioria das vezes nestes casos, o logotipo é fruto da imaginação de um profissional que não conhece os preceitos básicos de um bom logotipo. E isso se estende por todos os elementos da identidade corporativa da empresa como documentos oficiais, linha de papelaria, uniformização de pessoal, comunicação visual, entre outros.
O resultado disso?
Quando comparadas com empresas que trazem sua Identidade Corporativa bem estruturada, com elementos visuais padronizados e desenvolvidos com critérios pautados pelo bom design, as empresas que negligenciam esse item de extrema importância acabam ficando para trás.

10 DICAS PARA CRIAR O LOGOTIPO PERFEITO

1 O logotipo deve ser exclusivo
2 Deve ser simples, porém ficar longe do “simplório”
3 Ser agradável esteticamente
4 Ser viável tecnicamente, podendo ser reduzido ao extremo sem perder a legibilidade
5 Ter poder de atração e encantamento
6 Deve fugir de modismos
7 Ser duradouro
8 Transmitir valores da Marca
9 Ser reproduzível em todas as mídias
10 Ser passível de registro junto ao INPI

TENHA UM EXCELENTE LOGOTIPO

Quando criamos ou modernizamos um logotipo procuramos sempre chegar a um resultado exclusivo e atraente, tanto em suas versões coloridas como em uma única cor, além de nos certificarmos da sua capacidade de se manter íntegro e legível mesmo sob redução extrema.
Esses são alguns dos pontos que diferenciam os logotipos criados pela Ópera.
Portanto, quando pensar em delegar a criação ou modernização do logotipo de sua empresa ou produto a profissionais, pense na Ópera!