Naming
28/08/2017
Batata Frita
28/08/2017

Hoje, novas palavras e expressões são despejadas diariamente na internet e na mente das pessoas e isso colabora para que dúvidas como esta sejam cada vez mais comuns. Um exemplo disso é a palavra “Logomarca”, que é um neologismo, não tem fundamento etimológico ou semântico, mas que veio para ficar.

 


Existe muita gente que confunde Marca e Logotipo. Hoje, novas palavras e expressões são despejadas diariamente na internet e na mente das pessoas e isso colabora para que dúvidas como esta sejam cada vez mais comuns. Um exemplo disso é a palavra “Logomarca”, que é um neologismo, não tem fundamento etimológico ou semântico, mas que veio para ficar. Alguém jogou isso (logomarca) para o Universo num momento de euforia e colou. Mas, quando escuto ou leio alguém se referir a logotipo como logomarca, tenho que confessar um ligeiro desconforto. Mas este desconforto está – aos poucos – diminuindo, até pelo fato de que a “nova palavra” já está enraizada no meio publicitário e do design. Mas ainda dói um pouquinho. E a expressão “a logo” dói também.

Marca X Logotipo

O fato é que Logotipo (cuja estrutura vem do Grego, onde LOGOS inicialmente significa Palavra/o Verbo e TYPOS que tem a conotação de forma original, figura, impressão) é um símbolo que serve para identificar uma empresa, instituição, produto, evento etc., e que consiste na estilização de uma letra ou grupo de letras com design exclusivo, que pode ou não ser acompanhado de um ícone gráfico. Agora, Marca já é algo mais complexo. Uma Marca não se resume apenas em seu nome, ou em seu símbolo. Marca é um conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que caracteriza a sua empresa, seu produto, evento, serviço ou seja lá o que for. Até mesmo sua personalidade, sua grife. Uma Marca é construída através de ações, atitudes de profissionalismo e respeito com o cliente, usuário, freguês, fornecedor, funcionário, colaborador e seja lá mais quem tiver contato com ela.

Uma Marca, marca

A experiência ao se adquirir um produto ou um serviço de uma determinada empresa, ou profissional é o que determina o sucesso ou não da Marca. O Atendimento ao cliente, a dedicação demonstrada na execução ao serviço, a forma como o produto ou serviço é entregue, a embalagem, a apresentação do profissional, a eficiência dos canais de comunicação que são colocados à disposição do cliente, a garantia de um bom serviço, a forma com que se atende a um telefonema, o tempo e a eficácia com que os e-mails são respondidos, a comunicação com o cliente, com o fornecedor e com o funcionário, a qualidade do produto e outros itens pequenos e grandes são o que compõem a Marca. Portanto, o Logotipo representa a Marca. Existem grandes Marcas, representadas por Logotipos horríveis. E existem péssimas Marcas, com Logotipos lindos.

Alegria e Motivação

O que faz a alegria da Ópera é poder criar um Logotipo, um Nome para uma Marca ou ambos para um cliente que realmente quer atribuir todos os conceitos de uma grande Marca à existência de sua empresa. Vivemos disso. E vivenciamos os momentos mais importantes da vida de uma empresa: O seu nascimento. Trabalhamos ao lado do cliente sugerindo conceitos, estéticas, cores... Tudo que dará “vida” ao seu negócio, seja uma nova empresa, um novo produto, um serviço. É gratificante demais perceber o entusiasmo do cliente ao ver cada proposta apresentada. E quando o Nome da Marca e o Logotipo ficam prontos, eles agem de forma a motivar ainda mais o cliente em torno de seu ideal. É a visualização da filosofia de seu trabalho.

Qualidade e Representatividade

Todos os dias recebemos solicitações de orçamento para a criação de Logotipos. Por mais que nos desdobremos para transformar todas estas solicitações nos mais belos trabalhos (tanto de criação quanto de atendimento), em alguns casos ouvimos que nossos preços estão acima da concorrência. Mas o que nos deixa felizes é que logo depois da comparação com o preço de outras empresas, vem o elogio ao nosso portfólio, que também está acima de vários outros. O que nos dói é acompanhar a história destes que poderiam ser nossos clientes e ver que eles acabam optando – salvo raras exceções - por trabalhar com empresas e profissionais que confundem Logotipo, com um mero “desenho”, que passa longe de atender conceitos estéticos e técnicos para serem um Logotipo. O resultado são empresas que têm um ótimo produto ou serviço e que não tem uma Identidade Visual condizente com este atributo. Ou seja: O conjunto não está fechado.

10 Dicas da Ópera para começar uma grande Marca

Além dos fatores jurídicos e fiscais, existem alguns pontos essenciais para iniciar uma Marca de sucesso.
1 Comece com um bom Nome para sua Marca
Você pode ter bom gosto, mas nem sempre isso é suficiente para se criar um nome ideal para sua Marca. É preciso ter conhecimento das técnicas e cuidados para se criar um nome duradouro, diferenciado e adequado a atuação de sua empresa.
2 Tenha um Logotipo que represente a filosofia de sua Marca
Não deixe que sua Marca seja representada por um “desenho bonitinho”. Delegue a importante missão de criar um Logotipo que realmente transmita a excelência de seu negócio a um profissional. Lembre-se que algum dia, o logotipo terá que ser bordado em uma camisa polo, ser reproduzido em relevo seco ou até mesmo “carimbado” e terá que manter as mesmas características.
3 Cartão de Visita não pode faltar
Uma linha de papelaria é um item muito importante da Identidade Corporativa. Mas se os investimentos são muito altos no início da sua empreitada, invista em um cartão de visita, com design condizente com seu negócio. Lembre-se que um cartão de visitas não é um fôlder. Ele deve conter informações de contato. Apresente seus produtos, serviços e diferenciais em um site, fôlder, catálogo, folhetos, flyer ou em anúncios. Depois virão a linha de papelaria, a uniformização do pessoal, a comunicação visual no veículo de frota, etc. Mas no início o Cartão de Visita é imprescindível.
4 Tenha um bom site
Um site é outra das prioridades que não podem ser negligenciadas. Ele pode ser uma simples “vitrine” de produtos, mas deve ter um design inteligente e de bom gosto. Ter uma navegação linear e de preferência ser dinâmico e responsivo. E dê uma atenção especial aos canais de contato, com formulários simplificados mas que funcionem efetivamente. Nunca deixe de responder aos contatos vindos de seu site.
5 Tenha uma apresentação Digital
Para enviar a seus prospectes assim que eles solicitarem, um arquivo leve em PDF, bem diagramado que explique o “Modus Operandi” de sua empresa é sempre bem-vindo.
6 Responda aos e-mails prontamente
Nada mais frustrante do que entrar em um site, solicitar uma informação através do formulário de contato e nunca receber a resposta. Se o meio é a internet, a comunicação deve se dar pela internet. Se o formulário de contato de sua empresa ou o Chat, Atendimento Online, não funcionam mas estão lá, provavelmente a sua Marca também é assim: Está no mercado, mas não funciona.
7 Tenha uma linha de comunicação eficaz
Estabeleça uma listagem de dúvidas frequentes (FAQ), que eventualmente seus clientes e mesmo fornecedores possam ter. E crie soluções e repostas padronizadas (dentro das possibilidades de cada caso) para enviar a eles. Isso denotará agilidade e interesse em atender da melhor forma. Tenha contratos padronizados (textual e visualmente), papéis carta (mesmo que em Word), envelopes e assinaturas de e-mail são itens simples, mas que requerem atenção. Seja cordial, tenha sempre em mente que a internet “esfria” as palavras.
8 Padronize suas ações, produtos e serviços
Tenha definidos as sequências de atendimento e os padrões de cada produto ou serviço que chegam até o cliente. É desanimador recorrermos aos serviços ou produtos de uma mesma empresa pela segunda vez e percebermos que não existe um padrão. Se o padrão subiu, ótimo, mas se decaiu, o cliente pode achar que o sucesso do primeiro atendimento foi mero acaso.
9 Obtenha feedback de seus clientes
É muito importante saber a impressão do cliente a respeito de nosso trabalho. Porém, mais importante ainda é saber usar essas “impressões” e melhorar nossos serviços, produtos e atitudes. Lembre-se gladiador, um elogio faz bem ao ego, mas a insatisfação de um cliente ecoa pela eternidade...
10 Registre sua Marca
Fazer o registro da Marca Mista (Nome da Marca + Logotipo) não é um investimento alto, se você levar em conta os benefícios que isso irá lhe trazer. Você verá que vale à pena cada centavo pago para manter sua Marca sob seu domínio. Afinal de contas, ela será seu maior patrimônio.

Conte com a gente!

Deixe a Ópera estar ao seu lado na importante fase de criação do seu novo negócio. Podemos fazer a criação do Nome de sua Marca, o Logotipo, seu Cartão de Visita, um Site condizente com o público alvo de sua empresa e assessorá-lo em sua comunicação com clientes, fornecedores e funcionários! Comece com Boas Ideias! Comece com a Ópera. Até breve.