Batata Frita
28/08/2017
Profissional de Design
28/08/2017

Relaxed businesswoman wearing casual shirt sitting at desk and working with data on digital tablet in the office

 
Nome criado, logotipo definido e vamos para o site e o cartão de visitas… Certo? Se você tiver um espírito aventureiro esse é um roteiro digno de dar aquele friozinho na barriga típico de quando não sabemos bem o que nos espera. Mas se em vez de uma aventura você quer iniciar seu negócio de forma a proteger o seu maior patrimônio, é bom pensar em registrar o símbolo que representará a sua Marca. O símbolo que representa graficamente a sua Marca – seja uma empresa, produto e até mesmo evento – é o Logotipo.

MARCA E LOGOTIPO

A Marca é um conjunto de qualidades, muitas vezes intangíveis que caracterizam a sua empresa, seu produto ou mesmo o seu evento. Neste conjunto temos vários quesitos que definem a sua Marca para o cliente, consumidor, funcionários e fornecedores. Qualidade, agilidade, atendimento, assistência técnica, benefícios, práticas de respeito ao meio ambiente, engajamento a programas sociais, facilidade em se estabelecer comunicação, assertividade, fidelidade, são alguns dos itens que diferenciam cada Marca. Logotipo é um símbolo ou vários símbolos que representam graficamente todos os aspectos que a Marca vai transmitir. Esses símbolos são desenhos de ícones, padrões de tipografia (letras) e cores que juntos formam um conjunto visual.

UM EXEMPLO

Um exemplo para “clarear” a ideia de Marca e de Logotipo é o da montadora alemã Volkswagen. A Marca é Volkswagen. Este nome nos traz à mente pensamentos de confiabilidade, excelência mecânica, tecnologia, durabilidade, e alguns outros inerentes aos alemães. Tudo isso é incutido em nossa mente devido à Cultura da Marca, que nos leva aos Fuscas e Kombis que nossos avós tratavam como ícones, encerando, polindo, lustrando. Logotipo é o círculo, com as letras V e W em seu centro. Quando visualizamos esses símbolos imediatamente nos remetemos a Marca Volkswagen e seus atributos. É só imaginar uma Kombi vista de frente e já vemos o Logotipo da Volkswagen.

PARCERIA ÓPERA | UNIELLAS

Quando criamos nomes para Marcas, Logotipos ou ambos para nossos clientes, sempre indicamos o trabalho do Escritório de Marcas e Patentes Uniellas, que conta com profissionais especializados no registro de Marcas. Na maioria das vezes, registra-se a “Marca Mista”, que é o conjunto de nome da Marca e Logotipo, num único processo. O importante é ter o conhecimento de que o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é o órgão soberano no Brasil para registro de Marcas e Patentes. Isso é o mesmo que dizer que a Marca registrada no INPI se sobrepõe legalmente às Marcas registradas em Juntas Comerciais e na Fundação Biblioteca Nacional por exemplo. Nas Juntas Comerciais de Municípios registra-se a Razão Social de sua empresa. Aquele nome comprido que termina com S.A, Ltda, ME. e outras designações que demonstram o tipo de sociedade que formou a empresa. Já no INPI registra-se a Marca Fantasia. Razão Social e Marca Fantasia são termos que também causam dúvidas, e designarei um artigo mais específico para dirimir essas dúvidas.

E SE EU NÃO REGISTRAR MINHA MARCA?

Negligenciar o registro da Marca e dos símbolos que a representam pode resultar em um final não muito animador. Depois de investir na criação do nome da sua Marca, desenvolver a Identidade Corporativa de sua empresa com base nos símbolos gráficos e divulgar seus serviços e produtos com peças publicitárias e sites assinados pelo seu Logotipo, você pode ser “convidado” a retirar sua marca do mercado se algum concorrente fizer o registro junto ao INPI. E lá se vai todo o investimento de tempo e dinheiro na construção de uma Marca que não pode mais ser sua. Alguns clientes contratam apenas a criação do Logotipo de sua empresa ou produto. Prometem a si mesmos que futuramente vão fazer o registro, mas acabam protelando esta importante atitude. Isso abre possibilidades de que quando eles forem efetuar o depósito da Marca (registro), uma similar já esteja registrada, o que vai demandar mudanças e adequações que podem custar caro.

PROTEJA SUAS IDEIAS

O custo para registro (depósito) da Marca Mista no INPI é baixo perante a importância que estes elementos terão para o seu negócio. Sua Marca e a representação visual dela serão um dos ativos de maior valor para sua empresa, senão o maior. Através deles, seus clientes identificarão sua empresa, seus produtos, seus serviços. Portanto, faça uma consulta um Escritório de Marcas e Patentes para saber dos valores para o tipo de registro que você precisa. Adicione este valor ao da criação do nome da Marca e do Logotipo faça o registro e durma tranquilo. O processo de registro da Marca é demorado. Existem fases definidas, que podem se estender caso exista indeferimento (inconformidade ou conflito), um profissional ou escritório especializado confere mais agilidade e segurança ao processo. Você verá que vale a pena cada centavo pago para manter sua Marca sob seu domínio. É seu maior patrimônio.

CONTE COM A GENTE!

Quando temos o privilégio de criar nomes para Marcas (naming) e Logotipos, sempre submetemos as propostas ao crivo das especialistas da Uniellas Marcas e Patentes. Assim, nos asseguramos de que as ideias que oferecemos inicialmente aos nossos clientes são passíveis de registro. Na hora de criar o nome da sua Marca e o Logotipo do seu negócio, conte com a Ópera. Comece com boas ideias! Até mais.