Esta é uma pergunta que todo empreendedor faz a si mesmo quando está na fase inicial de seu negócio.
Geralmente as pesquisas que precedem o início de um negócio, levam o empreendedor a buscar similaridade com as marcas que já estão consolidadas, ou até com as que são concorrentes para tomar como referência para o logotipo de seu negócio.
Essas pesquisas conduzem o empreendedor a um universo de possibilidades. É só entrar no Google e ter acesso ao trabalho que os melhores designers do mundo estão desenvolvendo para empresas com características muito próximas ao que o empreendedor pretende lançar.
A internet rompeu definitivamente barreiras, e nos trouxe a possibilidade magna da “comparação”. Isso nos tornou mais exigentes, pois nos permitiu ver o que é feito em todas as partes do mundo.
Mas o acesso a toda essa quantidade de informação, não assegura ao empreendedor a resposta para a sua dúvida inicial: Como é o melhor logotipo para minha empresa?
Apenas ilustrando, um logotipo criado para uma sorveteria na Dinamarca pode até ser tomado como referência de inspiração para uma aqui do Brasil, mas raramente representará os valores do negócio brasileiro.
Óbvio que o logotipo não deve restringir-se a regionalidades. Hoje em dia os negócios e as possibilidades comerciais estão cada vez mais globalizados. Porém, existem elementos intrínsecos a cada Marca e a cada público, que devem ser respeitados.
sorvetes
E quando um cliente da Ópera quer um logotipo Dinamarquês para sua Paleteria Mexicana aqui do Brasil o negócio fica desafiador. Quase desesperador.
Mas estamos aqui para atender às expectativas do cliente e procurar superá-las.
Claro que o profissionalismo exige que mostremos ao cliente propostas de logotipo que ao nosso ver são mais “adequadas” às necessidades de comunicação e representatividade da sua Marca. No entanto, não podemos deixar de apresentar ao cliente as propostas que ele esperava ver inicialmente.
Esta parte de nossa atuação se assemelha ao que os oftalmologistas fazem…
O lance de colocar aquele equipamento que parece uma máscara (refrator) na frente do rosto do cliente e ir girando uma variedade de lentes para apresentar opções de visualização diferenciadas até o cliente escolher a “lente” que lhe faz enxergar melhor.
Desta forma, damos a oportunidade ao cliente de que ele visualize também o nosso conceito, que é baseado em fatores não passionais, que cultivamos com nossa experiência em design.
Na grande maioria das vezes, o cliente acata as indicações da Ópera. Mas existe sempre a parcela de clientes que é irredutível.
1 NUNCA SE APAIXONE PELA PRIMEIRA IDEIA
Apesar de ter suas referências predefinidas, esteja aberto às novas ideias vindas do profissional de design ou de criação.
2 COLOQUE-SE NO LUGAR DE SEU CLIENTE
Suas preferências pessoais devem dar lugar ao olhar de seus clientes.
3 CUIDADO ESPECIAL COM A SIMBOLOGIA
O que simboliza qualidades para alguns, pode representar pontos negativos para outros.
4 AS CORES FALAM
Você pode ter suas preferidas, mas elas nem sempre são as mais adequadas ao logotipo de sua empresa.
5 FUJA DE MODISMOS E TENDÊNCIAS
Um logotipo tem que continuar atual por no mínimo 10 anos.
6 ABRA SUA MENTE
O profissional de design verá possibilidades gráficas que você não enxergou em seu conceito inicial de logotipo. Esteja aberto à sugestões abalizadas.
7 “SLOGAN” NÃO FAZ PARTE DO LOGOTIPO
Apesar de poder ser utilizado conjuntamente com o logotipo, o “slogan” é passível de mudança de acordo com a fase da empresa ou campanhas publicitárias portanto, não deve ficar “engessado” ao logotipo.
8 PENSE NUMA TAGLINE
O uso do complemento ao logotipo (ou tagline) que resume a atuação da empresa é opcional, mas muito útil para informar aos seus clientes ao que sua empresa veio. Leve em conta a possibilidade de utilizá-lo.
9 ACREDITE NO PROFISSIONAL
Apesar de ninguém conhecer seu negócio e seus diferenciais tanto quanto você, valorize as opiniões do designer. Ele tem muito à contribuir com o conceito de seu empreendimento.
Não encare propostas que fujam em primeira vista à suas expectativas, como insubordinação, muitas vezes elas levam à um conceito que você não havia percebido.
10 COMUNIQUE-SE COM SIMPLICIDADE
Utilizar termos e nomenclaturas que você desconhece podem levar o designer ao erro. Se você não souber o significado de termos como briefing, tagline, slogan, serifa, bold, simplifique o vocabulário, em vez de “roughs” por exemplo, experimente dizer rascunhos ou esboços, o designer vai entender.
Quando criamos ou modernizamos um logotipo levamos sempre em conta as expectativas, as preferências de nossos clientes e os diferenciais do seu empreendimento. Mas nunca nos furtamos à possibilidade de apresentar propostas que mesmo fora das expectativas do cliente representem nosso conceito sobre o negócio.
Por isso, quando pensar em delegar a criação ou modernização do logotipo de sua empresa ou produto à profissionais, pense na Ópera!
Obrigado pelo prestígio aos nossos textos e até mais!!!