Marca X Logotipo
28/08/2017
Marca Registrada
28/08/2017

Um logotipo que “mostre” exatamente o que o cliente faz é o sonho da maioria dos clientes que chegam até a Ópera. E junto com esta solicitação, vem o complemento...

 

UM LOGOTIPO QUE MOSTRE EXATAMENTE O QUE EU FAÇO

Esta deve ser a resposta mais comum quando perguntamos ao cliente o que ele espera do seu Logotipo. Ter um Logotipo que “mostre” exatamente o que o cliente faz é o sonho da maioria dos clientes que chegam até a Ópera. E junto com esta solicitação, vem o complemento:

“QUERO QUE SÓ DE OLHAR PARA O MEU LOGOTIPO, O MEU CLIENTE JÁ SAIBA QUEM EU SOU E O QUE EU FAÇO. ALGO COMO AQUELE ‘ÊME’ AMARELO DO MCDONALDS.”

Mas aqui é importante lembrar que aquele “ême” amarelo normalmente sobre fundo vermelho, por si só não representa fast food, apesar das cores bem escolhidas. O Logotipo do McDonalds representa uma Marca, que se tornou sinônimo de fast food depois de anos de investimento.

BATATA FRITA OU MANGUEIRAS?

Se este investimento milionário em campanhas publicitárias, patrocínios, treinamento de pessoal e aprimoramento do produto, não fosse feito, com certeza não haveria associação alguma entre esse ícone gráfico, com hambúrgueres e batata frita amarelinha. Ele poderia muito bem representar uma fábrica de mangueiras.

O BRIEFING

Antes de iniciarmos a criação de um Logotipo, enviamos ao cliente um questionário para obtermos informações imprescindíveis para direcionarmos a linha criativa. Com todas as expectativas, preferências e de uma boa dose de conhecimento sobre o negócio, as aspirações e a forma de atuação do cliente iniciamos a criação do Logotipo.

MUITO PAPEL, TINTA E CRIATIVIDADE

E é nessa fase (Briefing) que o cliente muitas vezes nos aponta a sua expectativa de que o Logotipo a ser desenvolvido traga em si a “explicação” sobre o seu empreendimento. E é exatamente para atender – e se possível para superar – essa expectativa  que a Ópera trabalha. Durante o processo criativo, buscamos sempre “revelar o elemento oculto” que vai ser o diferencial no Logotipo da Marca do cliente.

Esta é a fase dos estudos preliminares, quando utilizamos muito papel, tinta e criatividade para encontrar uma forma criativa de transmitir os valores da Marca através da tipografia e de símbolos gráficos exclusivos.

UM COPO NO MEIO DO LOGOTIPO>

Um bom exemplo da revelação do elemento oculto, está no desenvolvimento do logotipo da Booze Cup, que criamos em 2012 para a empresa que comercializa copos descartáveis.

Após vários estudos, “encontramos” depois de muito trabalho uma forma de inserir o principal produto do cliente no Logotipo.
 
No caso da Booze Cup, os negócios da empresa estão dentro do universo dos copos descartáveis. Apesar da empresa ter em seu catálogo itens como camisetas e mesas desmontáveis, a Booze Cup se mantém fiel ao consumidor de copos descartáveis, que pode usar uma camiseta que faz referência a copos ou comprar uma mesa, para colocar copos sobre ela.

Caso a Booze Cup opte por comercializar produtos que fujam completamente ao universo dos copos descartáveis, o Logotipo não será mais condizente com a solicitação inicial do cliente, de que ele deveria “mostrar” o seu produto principal.

ALGUNS PONTOS IMPORTANTES A SEREM COLOCADOS AO CLIENTE

Como profissionais, levamos em conta todas as solicitações e expectativas do cliente. E também temos a obrigação de dissuadi-lo de ideias que não sejam viáveis, tanto do ponto de vista estético e técnico quanto do ponto de vista da longevidade do Logotipo. Abaixo, listamos 4 pontos importantes a serem colocados ao cliente.

1 LONGEVIDADE

Um Logotipo deve permitir que você amplie o leque de produtos ou serviços oferecidos a seus clientes e mesmo assim continue representando graficamente a sua empresa. Um Logo calçado unicamente sobre a imagem de um produto ou de um serviço pode deixar de representar fielmente a Marca , caso os produtos ou serviços que figuram neste Logotipo sejam extintos ou modernizados.

2 MODISMOS

Logotipo ideal deve representar a filosofia de atendimento e de qualidade de seus produtos ou serviços, através de tipografia e de símbolos que não sejam efêmeros. Ou seja, não deve se balizar por modismos ou tendências momentâneas.

3 EXPRESSÃO

Uma tipografia e um símbolo gráfico bem trabalhados transmitem impressões como força, dinamismo, modernidade, tradição, entre outras a quem vê o Logotipo de sua Marca. Passar estes conceitos talvez seja mais importante do que “ilustrar” o que você fabrica ou vende. Por isso é importante que o Logotipo da empresa ou do produto represente a filosofia da Marca. Veja que a Apple não vende maçãs.

4 DIVULGAÇÃO

De nada adianta um produto ou serviço perfeito, representado por um Logotipo impecável se tudo isso estiver dentro da sua gaveta. Marcas como a Coca-Cola e Nike podem se dar ao luxo de utilizar como assinatura apenas o símbolo gráfico que representa seus produtos. A Onda da Coca-Cola ou o Swoosh da Nike já substituem o Logotipo (completo) na assinatura de peças publicitárias e de produtos. E isso não é por acaso. Estes elementos estão presentes na mente dos consumidores que são entendidos como sinônimo destas Marcas graças a grandes investimentos em ações de marketing e aprimoramento. Investir na divulgação de sua Marca é vital para o sucesso de seu negócio.

UM LOGOTIPO MEMORÁVEL É AQUELE QUE REPRESENTA UMA MARCA MEMORÁVEL


A Ópera não pode produzir, comercializar seus produtos, e nem atender a seus Clientes. Mas nós podemos criar o Logotipo ideal para a sua Marca.

Entre em contato! Solicite um orçamento. Comece com Boas Ideias. Comece com a Ópera!